Chuvas devem persistir até a próxima sexta. Foto: Thiago Sampaio/Governo de Alagoas
O volume de chuva em algumas cidades da região Nordeste do país ultrapassou os 650mm. De acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), as chuvas devem continuar até sexta-feira (3) na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, mas em menor volume e com intensidade moderada.
Diante da situação, a Defesa Civil estadual reforça o “alerta sobre o alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo já está bastante encharcado”.
Segundo informações do Climatempo, diversas cidades registraram volumes de chuva acima do esperado para o mês de maio. Em Itapissuma (PE), por exemplo, choveu 655mm em sete dias, índice 120% a mais que o normal.
Nos últimos oito dias, o município de Coruripe (AL) registrou 610mm de chuva, volume 155% maior que o previsto. No mesmo período, São Lourenço da Mata (PE) contabilizou 585mm, 115% a mais que o normal para maio.
Nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Recife, ambas localizadas também no estado de Pernambuco, em nove dias dias o nível de precipitação registrado foi de 585mm e 565mm, respectivamente. Os volumes são 115% e 80% a mais que o esperado para maio.
Desastre em Pernambuco
A Defesa Civil de Pernambuco informou que 91 pessoas tiveram morte confirmada em decorrência das enchentes e deslizamentos que assolam o estado. Há ainda 26 desaparecidos desde o dia 25, data em que as chuvas começaram a ficar mais intensas.
Com informações do Climatempo e Agência Brasil